domingo, 27 de julho de 2008

Muito Bom!!

E ainda acredita na luta de classes?

A luta de classes é uma coisa que hoje vejo de um ponto de vista analítico, e se me disser que eu penso que a conflitualidade social é inapagável das sociedades democráticas, eu penso, sim. Porque há sempre mecanismos de exclusão, quem seja mais pobre e quem tenha mais e quem tenha menos. Não é preciso ser marxista para se o afirmar.Então Marx não estava tão errado assim!Esses autores trazem uma ganga tão grande de política e de simplismos que é sempre difícil falar sobre eles. Marx desvalorizou a conflitualidade que vem de factores de mentalidade e culturais, que é o pano de fundo das sociedades democráticas e elas não a eliminaram, antes dão-lhe um enquadramento institucional que faz com que a conflitualidade, sem deixar de existir, perca aquele aspecto de luta de classes.

Acha que Portugal tem mais a ganhar com a direita ou com a esquerda?

Tenho muita dificuldade em considerar essa classificação útil nos dias de hoje. Eu acho que há uma transversalidade de muitas questões e um grau de complexidade na vida política que faz com que o quadro esquerda e direita esteja ultrapassado. Eu próprio tenho muitas ideias que são de esquerda e muitas ideias que são de direita e não acho que sejam conflituais. Tenho uma noção muito elitista da cultura que tradicionalmente é da direita. Tenho uma visão dos costumes que me aproxima mais de uma tradição que vem da esquerda. Portanto, prefiro não dizer o que é melhor, se é a direita se é a esquerda, mas tentar discutir o que é melhor em termos substantivos.

Sem comentários: